Monday, March 21, 2016

Correndo o risco de ser feliz

“E vos renoveis no espírito da vossa mente” (Efésios 4:23).

Se você me conhece, sabe que eu sou medrosa e corajosa ao mesmo tempo. Eu corro riscos, como mudar de país ou de estado, aprender uma nova língua ou nova profissão. E ao mesmo tempo, eu morro de medo de animais, quase todos eles.

Essa semana, eu enfrentei todos os meus medos e temores e fiz uma trilha a cavalo. Isso mesmo. Nem nas minhas mais doidas fantasias eu me imaginaria andando a cavalo. Foi uma experiência incrível.

Eu aprendi que o meu corpo físico está mais ligado as minhas emoções do que eu imaginava, e que as minhas emoções também estão ligadas ao meu corpo físico.

Imagine que você está subindo uma colina cheia de flores. É um dia de Primavera. Você percebe as cores das flores e o perfume maravilhoso. Os pássaros estão cantando, e o sol está brilhando num céu azul incrível! De repente você chega num penhasco, e você olha pra traz, não tem como voltar. Você olha pra baixo, uma queda de 170 metros de altura. O que você faz?

Nós fizemos este exercício com os alunos na faculdade, e alguns responderam que se imaginavam caindo ou se jogando do penhasco. Alguns responderam que o coração estava a mil por hora e as mãos estavam suando frio. Mas o interessante é que não havia nada “real” provocando essa reação física. O que acontece é que o nosso corpo está tão ligado ao nosso emocional, que o que nós pensamos tem o poder de nos causar um ataque de pânico!

Da mesma forma, o que nós pensamos pode nos gerar alegria, autoconfiança, esperança e determinação. O nosso corpo responde para o que pensamos, e da mesma forma, os nossos pensamentos podem ser guiados pelo nosso corpo. Então da próxima vez que você sentir tristeza, canseira ou bloqueio mental, ansiedade, medo de falhar ou de não ser bom(a) o suficiente, se levante e faça uma caminhada. Se alongue, respire fundo, coma uma fruta, escute uma música que você gosta… Faça qualquer coisa física ou que provoque os seus cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar ou olfato.

Visão: Faça uma caminhada e admire a paisagem.
Audição: Escute sua música preferida, ou aos sons da natureza.
Tato: Tome um banho de banheira ou receba uma massagem.
Paladar: Coma alguma coisa saborosa, especialmente natural como uma fruta com cores vibrantes.
Olfato: Sinta o perfume das flores ou coloque um perfume que você gosta.

Quando eu estava andando de cavalo, eu esqueci dos meus medos e temores. Eu admirei a paisagem, senti o vento e admirei a obediência do cavalo. Se eu mandasse ele parar, ele parava. Se eu mandasse ele ir, ele ia. E da mesma forma são as nossas emoções e o nosso corpo. Nós temos o poder de dirigir o nosso corpo, as nossas emoções e os nossos pensamentos.

Não seja escravo das suas emoções ou dos seus medos. Tome as rédeas dos seus pensamentos, e corra o risco de ser feliz.

No comments:

Post a Comment