Tuesday, November 25, 2014

Qual a cor do seu pára-quedas?


O que vai acontecer daqui a 5 anos? O que eu vou estar fazendo daqui a 5 anos? Onde eu vou estar trabalhando daqui a 5 anos? Essas são perguntas que me visitam todos os dias desde que eu me formei da faculdade. Eu gosto de planejar a minha vida e colocar alvos, porque eu temo que se eu não tiver um alvo definido eu não vou alcançar nada. E pensando em tudo isso, eu encontrei um livro que eu super indico, que está me ajudando a responder algumas dessas perguntas. O nome do livro é “What color is your parachute?” (no Brasil: “Qual a cor do seu pára-quedas?”).


Embora nós não sabemos o que vai acontecer daqui a 5 anos, ou até mesmo num futuro próximo, e tem muitas coisas que estão fora do nosso controle, nós podemos nos preparar para o futuro. O autor desse livro explica que embora não podemos controlar o futuro, nós podemos controlar nosso presente e adquirir as ferramentas que nós pensamos que podemos precisar no futuro. Nós podemos aprender habilidades que poderão ser úteis. Nós podemos nos especializar e melhorar as habilidades que nós já possuímos.


Segundo Dick Bolles, o autor desse livro, existem três abordagens que uma pessoa pode tomar sobre este assunto:

  1. Sorte
  2. Intuição
  3. Design


1. Ele diz que se você escolher a abordagem da Sorte, você vai precisar construir muitas conecções e planejar a forma com que você se relaciona com pessoas, porque você vai precisar de pessoas e de relacionamentos profissionais para que a sua sorte aumente e que aumente as chances de vocês daqui a 5 anos estar no lugar certo e na hora certa para encontrar a carreira dos teus sonhos.


2. Se você escolher a abordagem da Intuição, você vai precisar pensar e decidir exatamente o que você quer, para que então a hora que você ver a oportunidade você reconhecer e não deixar passar.


3. E por último, se você decidir a abordagem de Design você vai precisar pensar sobre quem você é. Você vai ter que começar a se preparar hoje para o que você vai querer estar fazendo daqui a 5 anos, mas você só pode se preparar se você conhecer a você mesmo e entender quais são as suas habilidades. Dick Bolles explica que para isso você vai ter que contar, ou escrever, a tua história, o teu passado, o que você já fez, o que você gostou de fazer, o que você sabe que você faz bem, até que você simplifique o suficiente e encontre as suas habilidades.

Num mercado de trabalho competitivo em que nós vivemos hoje, as pessoas contratadas não são somente as pessoas que tem formação, mas as que conhecem as suas habilidades e transmitem essa confiança e prazer nas suas habilidades o suficiente para vender o seu “produto” no processo seletivo. Não é simplesmente ser bom no negócio, mas é ser bom no negócio e amar o negócio de forma que você transmita essa confiança e motivação ao empregador.

Eu decidi optar pela abordagem "Design" e estou começando a estudar sobre quem sou eu.


Eu (provavelmente) vou falar mais sobre isso em outros posts...


Mudando de assunto... Postei dois novos vídeos :)

1. Vídeo sobre o meu workout no parque. Nesse vídeo eu também mostro um pouco das cores maravilhosas das árvores aqui. Se você está querendo entrar em forma e precisa de dicas sobre exercícios que você pode fazer em qualquer lugar, assista esse vídeo aqui.


2. Vídeo em duas lojas gigantes com decorações de Natal para quintal. Lowe's, uma loja de construções, e Costco, um mercado gigante. Você pode assistir aqui.


Se vocês estão gostando dos vídeos, não esqueçam de se inscrever no meu Canal e curtir os vídeos :)


Espero que gostem :)


Esta semana tem mais novidades, incluindo menu de Thanksgiving e Black Friday :)


Beijos!!!

1 comment: