Sunday, November 16, 2014

Paciência...Paciência...Paciência...

Pure de batata doce assada :)
Oi gente,

Eu não sou uma pessoa paciente e ponto final. rsrs. Ontem eu passei o dia cozinhando para semana... fiz feijão pra congelar, sopa, e batata doce assada. Mas, entre um prato e outro, eu me queimei umas mil vezes! Porque eu não sou paciente, e ou não uso uma luva apropriada para pegar a comida quente, ou quero experimentar o prato quente. Daí eu fiquei pensando que Deus é como uma mãe cozinheira. Ele sabe que o prato está pronto, e está uma delícia... mas Ele ainda não da pra nós (as crianças) porque sabe que vamos nos queimar. Então temos que esperar... e esperar... até que finalmente Ele nos deixar provar as maravilhas que Ele passou horas e horas ou dias e dias preparando. E isso me fez lembrar de um artigo que a minha mãe escreveu.

Boa leitura!


"Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias" (Daniel 12:12).


Vivemos numa época interessante, porém muito estressante: café expresso, drive thru, máquinas programadas pra fazer nossos serviços, iPod, iPhone, iPad, Ivaiiiii, tecnologias de ponta que pensamos como conseguimos viver sem elas?
No entanto, projetamos nossa sobrecarga, visto que não conseguimos superar nossas expectativas, no tempo.

Não temos tempo pra mais nada, o tempo é escasso, não chegamos a tempo, o tempo passa logo, o relógio não pára, as horas voam e estamos sempre atrasados. Mas como pode? Se temos tantas ferramentas ao nosso dispor, que facilitam nosso trabalho?   

A resposta está na palavra do Senhor, onde há vários versículos, que nos instruem a aquietarmos e esperarmos.

Meu feijão "vapt vupt" na panela de pressão.
Queremos que as coisas funcionam de maneira expressa, no "vapt vupt", achamos demorado e perca de tempo, ficarmos numa fila no caixa de supermercados, no banco, no correio ou outro lugar que exige tempo indeterminado. Nos estressamos, inquietamos-nos, ficamos com os nervos a flor da pele e adoecemos. E se alguém tentar burlar a fila e tentar passar na nossa frente, somos tentados a enraivecer e lutar por nossos direitos. Direitos esses que, deveriam ser de calar-se, aquietar-se, mostrar gentileza e educação, priorizar o próximo.

Provérbios 11:12, nos retrata algo interessante sobre isso: "Quem despreza o seu próximo é falta de senso; mas o homem de entendimento se cala."
Ah mais isso já é demais, o que é meu direito eu não posso abrir mão...
Jesus também nos orientou em  Marcos 12:31, "E o segundo (mandamento) é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses." Grifo da autora.

Qual o resultado dessa espera e quietude? Trará algum benefício para o meu bem estar? A curto e longo prazo, terá consequências benéficas para a minha saúde?
Com certeza, se esperarmos com paciência no Senhor, teremos uma qualidade de vida muito melhor. A paciência anda de mãos dadas com a esperança. "Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos" (Romanos 8:25).

Sopa nutritiva da Sara
Em Lamentações de Jeremias 3, tem um texto fantástico sobre esse assunto, e fiquei maravilhada ao lê-lo, como a misericórdia do Senhor é renovada a cada manhã e nós quando acordamos nem pensamos nisso, mas ela nos alcança e já nos levantamos da cama triunfantes. E quantas vezes passamos o dia atribulados, nos irritando com pessoas e picuinhas que não valeriam a pena o mal que nos causam. Se respirarmos fundo, tomarmos um copo d'água e olharmos a situação de outro ângulo, com certeza nossas atitudes serão outras.

Ser bem aventurado e esperar algo por quase quatro anos, como diz o versículo em destaque no cabeçalho, seria alcançar tudo antecipado e menos estressado. Ainda no verso treze que segue, há uma promessa gloriosa: Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.
Esperança, paciência, amor e perseverança, são palavras que deveriam estar em destaque em nossa vida e fazerem parte de nosso dia a dia.

Juçara Silveira Santos - Imbituba 14/11/2014.

1 comment:

  1. Eu tenho paciência para algumas coisas, pra ficar muito tempo na cozinha por exemplo eu não tenho rsrs

    Já fui bem mais impaciente, mas aos poucos estou mudando e melhorando, hoje nem tudo me irrita rsrsrsrs

    Beijos

    ReplyDelete