Tuesday, October 28, 2014

Abigail (1 Samuel 25:2-42) - agindo com sabedoria em tempos de crise

"Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua" (Provérbios 31:26)
Abigail é conhecida como uma mulher formosa e de sabedoria, que agiu com coragem num tempo de crise para que com sua ação fosse prevenida a desgraça na sua casa.

Num tempo em que o Rei Saul estava procurando Davi para mata-lo, Davi e seus homens se abrigaram no deserto Parã e procuraram suprimento e hospitalidade na casa de Nabal. Nabal era um homem muito rico, e tolo. Quando ouviu que Davi havia solicitado sua ajuda, ele negou sem pensar nas consequências desta decisão. Davi, guerreiro, fugitivo e vingativo, planejou então destruir a casa de Nabal. Casa aqui incluía sua família, servos, e bens. Eu sempre achei um pouco extremista esta decisão de Davi de destruir uma casa por ter seu "pedido" negado. Entretanto, naqueles tempos, hospitalidade não era questão de educação e bondade, mas um dever sagrado ao qual todos deveriam cumprir. Por toda a nação de Israel, o dever de abrigar e suprir a necessidade dos viajantes era respeitado, cumprido e esperado. Davi havia cumprido com seu dever de hospitalidade e protegido os homens de Nabal e lhes alimentado quando estes estavam no deserto. Hospitalidade era a norma da sociedade Israelita, e punição era o resultado esperado para quem não cumprisse com esse dever. Por isso, quando Nabal se recusou a enviar suprimentos para Davi e seus homens, seus servos se alarmaram e correram para Abigail por socorro. Abigail então, sem demora atendeu o pedido de Davi e intercedeu por misericórdia para a sua casa.

Nabal é descrito como um homem vil e tolo. A palavra "vil" nos livros históricos significa "desobediência humana ou infidelidade," "calamidade" ou "desastre" (Dictionary of the Old Testament Historical Books). Quando Nabal retornou o bem que lhe fora dado com mal, ele foi infiel as normas de relacionamento da sociedade. Se não fosse pela intervenção de Abigail, a decisão de Nabal teria trago desastre e calamidade para a sua casa.

Abigail era uma mulher respeitada e honrada na sociedade e na sua casa, reconhecida por sua sabedoria. Embora Davi era um fugitivo, a sábia Abigail entendia sua posição política e espiritual sobre a nação de Israel. Abigail também compreendia o seu dever de retornar a hospitalidade que Davi havia estendido aos seus servos e a sua responsabilidade de evitar a calamidade e o desastre sobre a sua casa.

Entretanto, para que Abigail pudesse retornar o bem com o bem e salvar a sua casa da calamidade, ela teria que ir contra a decisão e autoridade do seu esposo. Submissão é um dever de esposa? Sim. Mas submissão não significa ser conivente e cúmplice nos erros do marido. Submissão também não significa aceitar um relacionamento abusivo. Respeito, submissão e amor devem ser mútuo em um casamento e em qualquer relacionamento. Abigail agiu com sabedoria num tempo de crise e o Senhor a honrou. Suas ações salvaram a sua casa de desastre e calamidade.

Fazer a decisão certa e se posicionar pelo justo nem sempre é fácil. Eu oro para que nesta semana o Senhor nos dê a força e coragem de Abigail para nos posicionarmos pelo que é certo e justo, mesmo quando isso significa não concordarmos com a decisão dos nossos superiores.

4 comments: