Saturday, March 14, 2015

San Diego 1/2 Marathon

Oi gente!

Estou de volta e quase recuperada :)

Domingo passado eu fui pra San Diego enfrentar um grande desafio: correr meia maratona!

♥ Para as iniciantes: corridas tem nomes específicos de acordo com a distância. Então, 1 maratona é o equivalente a 26 milhas ou 42 km, e 1/2 maratona então são 13 milhas (21 km).
Eu e a minha amiga Deborah, quem me desafiou
a enfrentar essa corrida.

O desafio foi grande! E eu quero deixar aqui 10 dicas para quem deseja enfrentar esse desafio :)

1 ♥ Treine, treine, treine! Condicionamento físico não acontece de um dia pro outro. Antes do grande dia corra longas distâncias para aumentar o seu condicionamento. Eu corria uma média de 3 vezes por semana, 5 km. Na semana da maratona corri 10km.

2 ♥ Conheça a sua velocidade. Você precisa saber mais ou menos quanto tempo levará para completar a prova. Na 1/2 maratona de San Diego o máximo que você pode levar pra correr são 3:30 hrs. Se você não terminar nesse tempo você não recebe medalha ou o seu tempo de chegada. Eu terminei em 3:11 hrs :)

3 ♥ Mantenha uma dieta balanceada. Coma carboidratos dois dias antes da maratona, e no dia anterior mantenha uma dieta saudável.

4 ♥ Fique num hotel próximo a largada e chegada da corrida, ou estacione bem próximo. Eu fiquei num hotel a 2 milhas (3.2 km) da largada, acabei andando 4 milhas (6.4 km) extras no dia da corrida. Pra ida foi fácil, e até foi um aquecimento bom, mas na volta..... eu já estava exausta e a última coisa que eu queria era caminhar 3 km extras com os pés doendo.

5 ♥ No dia da maratona use roupas e tenis usados e confortáveis. Nada de usar roupa e tenis novo no dia da corrida. Conforto em primeiro lugar.

6 ♥ Conheça o seu corpo e os seus limites. Não fique com vergonha de parar pra descansar, tomar água, ou até desistir. Saúde é prioridade. E se você não conseguir completar essa corrida não será o fim do mundo, tem muitas outras corridas pela frente :) No dia da corrida, vi algumas pessoas desmaiadas, ou deitadas no asfalto sendo socorridas por paramédicos. Se fosse fácil todo mundo corria... Não é fácil, é um grande desafio!

7 ♥ Se informe sobre o percurso. Nessa corrida, da milha 8 a 11 era subida, então me preparei sabendo que iria precisar de mais tempo disponível pra encarar o morro.

8 ♥ Prepare-se emocionalmente também! Você vai precisar de muito controle emocional quando a fadiga pegar. Tinha horas que a minha vontade era de chorar, gritar, vomitar...foi intenso!

San Diego 1/2 Marathon 2015. Tempo: 3:11
9 ♥ E o mais importante, curta o momento, a paisagem, faça amizades e conheça a história das pessoas que estão correndo com você :)

10 ♥ Para recuperação eu indico muita água de coco e repouso. Eu não tinha vontade de comer, fazer, ou falar nada pro resto do dia, rsrs. Precisei de muito silêncio e descanso pra me recuperar.

Obs. Quando terminar, você vai jurar que jamais vai correr de novo. Mas quando a dor e canseira passar, você vai correr pra internet pra descobrir onde e quando é a próxima corrida :)

Amei o desafio e esta semana vou voltar a correr e me preparar pra próxima.

Hoje me sinto mais em forma do que nunca e super feliz por ter completado o desafio.

Ah! San Diego é linda! Esta semana tem mais!

Beijos ♥ 




No comments:

Post a Comment