Saturday, February 14, 2015

15 Dicas de Estudo para Melhorar seu Nível de Aprendizado

Para quem não me conhece...eu AMO estudar e eu vivo estudando. Aprender pra mim é uma jornada sem fim. Eu não estudo pelo diploma, eu estudo pelo aprendizado e experiência. O diploma é só o resultado de uma trajetória de renúncias. Por exemplo, hoje é Valentine's Day (Dia do Amor), e foi um dia lindo e quente. Eu poderia ter passado o dia na praia, mas passei em casa estudando.
São pequenas escolhas que a gente faz que mudam o nosso futuro. E a estrada para um futuro melhor não é no sofá assistindo televisão. Se você tem um projeto, um sonho, precisa batalhar por ele, fazer sacrifícios, se programar, planejar, e colocar em prática. Se acomodar só é opção pra quem não tem sonho. 

Eu estou fazendo uma aula de Comunicação Profissional, e estou aprendendo muito sobre interações em grupo, comunicação efetiva e estratégias de aprendizado. Enfim, no post de hoje vou compartilhar algumas dicas de estudo com vocês, que assim como eu estão nessa jornada de estudo infinita.

Dica #1: Entenda os requerimentos e pre-requisitos de cada aula que você estudar. Saiba o que é esperado de você, quais são as regras da classe e quais são as regras dos professores. Saiba como você será avaliado e quais são os trabalhos que terão maior peso na sua nota final.

Dica #2: Seja um estudante participativo. Não deixe que as matérias sejam ensinadas e aprendidas de maneira passiva, mas argumente e seja crítico com o que você está estudando. Participe das quatro ferramentas de comunicação ativamente seja lendo, escrevendo, falando ou ouvindo.

Dica #3: Questione. Não aceite qualquer argumento por si só, mas explore as alternativas. Entenda o que está sendo ensinado. Questionar é uma ferramenta essencial de aprendizado, use-a!

Dica#4: Aprenda. Estudar e aprender são duas coisas diferentes. Não seja um papagaio, decorando tudo o que você lê, mas entenda o que você está estudando. Entender é aprender.

Dica #5: Interligue conhecimentos novos e idéias à prática. Não fique só na teoria, mas aplique novos conhecimentos ao seu dia a dia.

Dica #6: Conheça o autor do livro que está lendo. Contexto pode fazer toda a diferença. Não acredite em tudo o que você lê, principalmente sem saber se a fonte é confiável. Por exemplo, não acredite em dicas de culinária de alguém que nunca cozinhou na vida.

Dica #7: Pratique o que você está aprendendo. Não pense que você vai se tornar um expert no assunto por sentar numa aula de quatro horas ouvindo a palestra do professor. Você precisa praticar o conhecimento e testar o que está sendo ensinado.

Dica #8: Aplique o que você está estudando sempre que possível. Se você não consegue aplicar o que está estudando, provavelmente você não aprendeu.

Dica #9: Teste e descubra seus pontos fortes e fracos e trabalhe nos seus pontos fracos. Reconhecer e aperfeiçoar suas fraquezas é um ponto forte.

Dica #10: Explique o que você aprendeu na aula pra alguém que não tenha nenhum conhecimento no assunto. Se você não conseguir explicar o conteúdo pra alguém de fora, provavelmente você não entendeu.

Dica #11: Entenda as definições do que você está estudando. Por exemplo, se você está numa aula de liderança há um mês e não sabe explicar o que é liderança, provavelmente está na sala errada.

Dica #12: Complete as lacunas. Não seja vago. Elabore suas respostas de forma clara e específica.

Dica #13: Auto avalie você mesmo e resuma o que você aprendeu na aula passada de forma sucinta. Se você não conseguir resumir os pontos principais da aula, você não aprendeu a matéria. Questione a si mesmo sobre a matéria estudada e escreva o que aprendeu.

Dica #14: Não presuma, nem tudo é o que parece.

Dica #15: Avalie sua escrita. Faça perguntas chaves: estou sendo claro? Vago? Acurado? Lógico? Tenho fontes para o que estou escrevendo ou é apenas presunção? Faz sentido? É importante?

 Coloque em prática e bora melhorar o nível de aprendizado em 2015!

Beijos!

1 comment:

  1. You gave amazing tips here, thank you for sharing this :)

    http://crafty-zone.blogspot.com/

    ReplyDelete