Hoje eu estava meditando sobre a história de Davi e Bate-Seba (2 Samuel 11-12).
Nessa história de drama, amor, traição, morte e perdão nós vemos que por causa da decisão de um homem, Davi, de se apropriar da esposa (Bate-Seba) de outro homem (Urias) para que o seu luxo seja satisfeito, pelo menos quatro outras pessoas foram feitas vítimas da situação e sofreram as consequências do pecado de Davi.
Bate-Seba: É difícil saber o que se passou pela sua mente quando ela foi chamada ao palácio do rei. A narrativa não descreve o seu estado emocional, mas eu imagino que o seu estado tenha sido de medo, apreensão, choque, desespero. Afinal de contas, ela não tinha como escapar. Mensageiros do rei foram busca-la na sua casa, numa época patriarca, onde a posição do homem era superior a da mulher e onde a mulher raramente tinha sua voz ouvida. Acho que podemos ainda dizer que Bate-Seba foi vítima de estupro, e o vilão Davi, também conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Afinal, Davi usou seu poder e autoridade para que Bate-Seba fosse enviada a sua casa. Como uma ovelha a caminho do matadouro, Bate-Seba não abriu sua boca até que descobriu-se grávida. Então ouvimos o seu grito de socorro, quando Bate-Seba envia mensageiros a Davi para lhe dizer que estava grávida. Essa era sua sentença. Bate-Seba engravidara quando seu marido estava na guerra, em um terra onde a punição para o adultério era a morte por apedrejamento.
Em busca de consertar o seu erro, Davi traz Urias de volta da guerra a fim de tentar encobrir o seu pecado e prover justificativas para a gravidez de Bate-Seba. Mas quando Urias se recusa a desobedecer as leis da terra, e não aceita dormir no aconchego de sua casa enquanto os seus compatriotas estão em acampamento de guerra, Davi não vê outra saída e planeja sua morte.
Ao planejar a morte de Urias, o vilão Davi torna dois de seus homens de valor em duas vítimas do seu pecado. O primeiro, obviamente Urias (o Heteu, guerreiro), que foi decretado que fosse enviado a fronte da peleja com o único objetivo de ser morto.
O segundo, Joabe, seu comandante de guerra que com certeza havia pelejado muitas batalhas ao lado de Urias. Joabe, que o seu dever era fazer planos e dar ordens de comando e peleja que ataque os seus inimigos mas que proteja os seus, foi obrigado a dar uma ordem que o único objetivo era ferir a quem ele deveria proteger.
A Bíblia diz em Romanos 6:23 que "o salário do pecado é a morte" e pelo pecado de Davi, uma quarta vítima se foi feita - o bebe que Bate-Seba dera a luz.
Uma decisão errada, que como efeito de dominó afetou e atingiu todos ao seu redor. Mas o que me chamou ainda mais atenção foi a misericórdia de Deus. Davi reconheceu o seu pecado, aceitou a correção do profeta Natã e foi perdoado. Depois de tanta tragédia, Deus abençoou Bate-Seba, agora como esposa de Davi, e ela deu a luz novamente ao herdeiro do trono, Salomão, o mais sábio de todos os homens (1 Reis 4:31).
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8).
Sem Jesus somos como Davi, pecadores. Sozinhos nós não sabemos como agradar a Deus, mas todas as nossas decisões trazem tragédia e sofrimento. Mas pela graça de Deus somos salvos, e por esta graça, o que era pra ser tristeza e tragédia é abençoado e purificado por Jesus e se torna em algo lindo e maravilhoso!
Entregue hoje as tuas decisões a Jesus, e deixe Ele guiar a tua vida para um futuro de paz, sabedoria e vida! Deixe Ele transformar o que era tristeza e tragédia em canto de alegria!
_____
#IamThankfulFor Hoje eu sou agradecida pela misericórdia, bondade e graça de Deus que transforma o meu choro em canto.
#YouTube Hoje eu finalmente tive tempo de editar o último vídeo de Outubro, vocês podem assistir aqui. E Também postei uma receita de Pizza de Couve-Flor, vocês podem assistir aqui.
Beijos!
No comments:
Post a Comment